Projetos Nini Mourão.

Atualizado em: terça-feira, 20 de março de 2012 09:45
Pizza Day - Prof. Marcos Molinari - Disciplina Inglês.

CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS DO EVENTO

"PIZZA DAY"! Alunos do Colégio Nini Mourão participaram de um grande "Yummy day"!!

Aconteceu no último dia 12, o tão esperado "Pizza Day", o evento reuniu cinquenta e um alunos entre o 9º ano e demais alunos do Ensino Médio. A proposta de imergir os alunos na segunda língua foi um sucesso. Durante as rodadas de pizzas especiais, os alunos buscavam interagir uns com os outros utilizando o inglês como diversão. O ambiente de imersão fez com que os alunos se imaginassem estar nas grandes pizzarias da cidade de New York. O que também chamou a atenção dos alunos, foi a intimidade com a língua Inglesa a qual todos funcionários da Pizzaria M&M proporcionavam durante o evento. Hummm... e como não falar das pizzas... as pizzas com estilo americano e de sabores especiais feitas pelo pizzaiolo Alexandre encantaram a todos os presentes. Sabores como a "Veggie" (vegetais), BBQ Texas Chicken (Frango ao mollho Barbie-Q com queijo cheddar) e a tradicional pizza de Pepperoni, (uma variedade ítalo-americana apimentada do salame seco), todas, fizeram com que os alunos descobrissem e se encantassem por um novo sabor!

Segundo o Professor e idealizador do projeto, Marcos Molinari, o evento pedagógico veio a somar junto aos demais já em execução na escola, pois o mesmo, atingiu fielmente a seus objetivos; abordou a socialização entre os alunos participantes, os incentivou  a usar a parte teórica da sala de aula e como resultado o que sempre se espera da disciplina, falar inglês!

MPB - Uma viagem literária em projeto da Profª. Kyara.

Num final da tarde especial, no saguão do Edifício Manhattan, os alunos do Colégio Nini Mourão fizeram uma apresentação na qual percorreram 50 anos da nossa Música Popular Brasileira. A apresentação envolveu alunos tanto do ensino Fundamental quanto do ensino Médio do colégio. “O projeto é interdisciplinar, pois envolve os conteúdos de Literatura, História e Arte. Ele visa ao reconhecimento das manifestações artísticas como forma direta na construção da identidade de um povo. Tudo o que os alunos aprendem em sala de aula envolvendo esses três conteúdos está diretamente ligado ao contexto histórico de um país. Mostrar aos estudantes que o homem constrói sua história, não apenas com fatos políticos, mas também por meio das diversas manifestações artísticas - e com grande amplitude a música - é expandir o campo de visão do aluno e trazê-lo para a parte prática das aulas; percebendo, assim, de forma mais clara o mundo que o cerca. A cada década o país passa por transformações de todas as ordens e seu povo  acompanha essas transformações dando voz a uma nação inteira por meio das manifestações culturais, a MPB é a síntese desse retrato tão minuciosamente pintado por compositores brilhantes.” Diz a professora responsável pelo projeto – Kyara Incrocci que ministra o conteúdo de Literatura.

A apresentação contou com a participação dos alunos: Marcela Benetti - violão, Nathália Trindade Silva - violão, Marcos Paulo do Nascimento - saxofone, Paulo Henrique de Bem – bateria e Willian Batiston Barbosa – teclado e voz que interpretaram canções como: Wave, Pela luz dos olhos teus, Arrastão, Samba de uma nota só, Garota de Ipanema, Brasil pandeiro entre tantas outras obras primas da nossa tão vasta produção musical, proporcionando às pessoas que lotaram o hall do edifício Manhattan um final de tarde delicioso. 


Alunos do 2º Ano - E.M. participam do projeto "Câmara em Visita".

Os alunos do 2º ano do ensino médio do colégio Nini Mourão participaram no dia 08 deste mês de um projeto da Câmara Municipal do Poços de Caldas cujo nome é “Câmara em Visita” (veja o documento abaixo). Para a participação neste projeto, contaram com o auxílio da professora Thaís Niuber Chagas pois o tema faz parte de seu projeto sobre Política desenvolvido em sala de aula.

O vereador e professor Flávio Henrique Faria explicou ao grupo como funciona a câmara na questão de legislação. Os alunos neste dia fizeram o papel dos vereadores, sentaram-se em suas mesas, votaram emendas que eles próprios (alunos) reivindicaram.

Tomaram o lugar dos(as) ‘vereadores(as)’ os seguintes alunos:

Leonardo, Beatriz, Juliano, Thiago, João Pedro, João Matias, Mirele, Amanda Natália, Izabela ,Vinícius, Camila de Souza

O ‘presidente’ da Câmara foi o aluno Mateus e a secretária foi a aluna Maria Clara.

 

As reivindicações :

 

Vereador João Pedro: esgotos entupidos, lixos jogados no barranco, no bairro Caio Junqueira.

Vereador Thiago: reformar a quadra de futebol e de peteca, instalar sistema de iluminação, cercar as quadras e prover maior vigilância no bairro Country Club.

Vereador Leonardo: No bairro Vivaldi de Leite Ribeiro tem muito mato, mas o local, se bem cuidado, poderia ser uma praça. Devido à falta de sinalização os carros circulam pelas ruas em alta velocidade, falta de um centro de comércio no bairro.

Vereador Juliano: No bairro do Jardim dos Estados, é necessário melhorar as ruas,ter mais vigilância, pois tem muitos lugares abandonados que serve para drogados , em especial na rua Campinas.

Vereador Vinícius: questionou a situação do monotrilho.

Vereadora Camila de Souza: No bairro Jardim Hortência, as ruas estão com muitos buracos, principalmente na Rua Nilton José Faccion. Há também as obras que foram iniciadas e não são concluídas.

Vereadora Mirele: questionou sobre os postos de saúde e os atendimentos precários bem como da falta de remédios.

Vereadora Beatriz: falta de água no bairro Jardim Bela Vista.

Vereador João Matias: No bairro Santa Ângela faltam linhas de ônibus.

Vereadora Izabela: Caminhão de coleta seletiva, passava no bairro Jardim Del Rey e agora não passa mais.

A secretária Maria Clara: No bairro são Domingos, por ser localizado na beira da serra, é preciso que a prefeitura tome cuidado constante com a mata. A Avenida Champagnat é deserta, sendo o único caminho para o bairro, precisa-se de policiamento e iluminação. Faltam também lixeiras neste bairro.

(Clique nos documentos para ampliar.)


Geografia, mas de um jeito 'gostoso'.

Um lado lúdico de aprender geografia é a produção das formas de relevo (planalto, planície, depressão e montanha) em formato de bolo.

O projeto Geo-Bolo foi desenvolvido no Colégio Nini Mourão pelo professor de geografia, João Alexandre, junto aos alunos da 5ª série durante do 2º bimestre de 2010. Ao final da construção do conhecimento sobre as diversas formas de relevo os alunos puderam degustar os bolos geográficos.


Circo é tema de projeto
Alunos, do 1° e 2° período do Colégio Nini Mourão, participaram, no mês passado, de uma atividade envolvendo toda a magia circense. A apresentação do trabalho, aconteceu no salão de festas do Colégio e fez parte do projeto que estimula à criança a por em prática toda a teoria do tema estudado.

Diversos tópicos como, a páscoa, família, profissões e a cidade de Poços de Caldas foram distribuídos entre sete salas, incluindo as crianças do maternal até a quarta série. As demais apresentações sucederão mensalmente e o fechamento do projeto acontece em novembro com música e troca de experiência.

Para a exposição do tema circo, as crianças tiveram o rosto pintado de palhaço, cantaram músicas relacionadas, se vestiram de animais e imitaram apresentadores circenses, gesticulando e repetindo a frase "respeitável público".

Segundo a coordenadora Elaine Cristina de Assis, o projeto visa despertar o interesse da criança, promovendo a integração dos alunos e a oportunidade de vivenciarem o assunto proposto. “Trabalhamos a colagem em cartolina, a confecção de desenhos, leituras, fantasias, teatro, o conto e o canto. Tudo isso proporciona um rico aprendizado”, enfatiza a coordenadora.


American coffee break.

Os alunos da 6ª e 7ª séries do Colégio Nini Mourão/Rede Pitágoras participaram de uma incrível experiência. Através de um american coffee break, os mesmos vivenciaram, na prática, os costumes dos norte-americanos.

Isso aconteceu porque em setembro, os temas transversais e culturais da matéria de língua inglesa foram desenvolvidos pelo professor Marcos Molinari, que fez com que os alunos descobrissem as inúmeras curiosidades e costumes locais, bem como os tipos de alimentos consumidos por eles. E com o intuito de vivenciar ainda mais a realidade, foi promovido pelo professor Marcos um coffee break com um cardápio especial, contendo "spare ribs" (uma deliciosa costelinha de porco ao molho barbecue, ovos mexidos, bacon e salsichas especiais.

Tudo isso aconteceu no salão da escola em um ambiente com as características e decoração temática. E o projeto não acabou por aí: para que o objetivo fosse atingido e a vivência se tornasse ainda mais real, os alunos tiveram que solicitar seus pratos utilizando e fazendo o uso da língua Inglesa. "Vivenciar intensamente a língua e o aprendizado de uma língua estrangeira é de fundamental importância para que se faça a aquisição do conhecimento", ressaltou o professor Marcos.


 

© 2010      |   Todos os direitos reservados    |    Melhor quando visualizado com resolução de 800 x 600