O que foi notícia.

Atualizado em: sábado, 18 de agosto de 2012 12:33
 Professor do Nini Mourão é habilitado a receber prêmio do Ministério da Cultura.

A Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura publicou no último dia (28) no Diário Oficial da União (Seção 1, páginas 82 a 115) o resultado das iniciativas culturais habilitadas a receber em setembro deste ano a inédita premiação do Edital Agente Jovem de Cultura: Diálogos e Ações Culturais. O Edital teve 2.469 (dois mil, quatrocentos e sessenta e nove) iniciativas culturais inscritas em todo o país. Sendo selecionadas, habilitadas e reconhecidas 1500 (mil e quinhentas) propostas das cinco regiões do Brasil que concorrerão a 500 (quinhentos) prêmios concedidos a ações culturais voltadas para as áreas de Comunicação, Articulação e Mobilização Cultural, Cultura e Tecnologia, Pesquisa, Acervo e Diálogos Intergeracionais no Campo da Cultura, Formação Cultural, Produção e Gestão Cultural, Intercâmbios e Encontros Culturais, e Cultura e Sustentabilidade.

Poços de Caldas teve uma iniciativa selecionada, habilitada e reconhecida pelo Ministério da Cultura através do professor do Colégio Nini Mourão/Pitágoras João Alexandre Moura Oliveira que atua como gestor cultural do grupo de teatro Cia. Tema de Artes Cênicas que desenvolve desde 2008 o projeto Circuito Teatral: Ruas, Espaços e Praças com recursos públicos da lei municipal e estadual de incentivo à cultura promovendo espetáculos teatrais educativos em escolas públicas de Poços e região.

Segundo João Alexandre o projeto foi habilitado nos quesitos descentralização cultural, promoção do teatro na escola e gestão dos recursos públicos, enquadrando-se na categoria de Produção e Gestão Cultural. João Alexandre que não se considera artista, mais sim um militante da cultura confessa que ficou surpreso com a habilitação a concorrer ao prêmio. “O Brasil apresenta uma diversidade cultural imensa, os projetos foram selecionados de todas as regiões, da Amazônia ao Vale do Jequitinhonha, do Sertão Nordestino aos Pampas Gaúcho, estar entre estas iniciativas selecionadas já é uma vitória para nós do grupo de teatro Cia. Tema”, afirma o gestor cultural.

Quem é o professor João Alexandre Moura?

Natural de Machado,têm 29 anos e reside em Poços de Caldas desde 2005, onde atua como professor de Geografia e Sociologia na rede privada de ensino. Em 2006 por sempre apreciar a cultura, resolveu colaborar na elaboração de projetos culturais de caráter educativo no grupo de teatro Cia. Tema onde conheceu sua esposa, a atriz Juliana de Almeida. Ao longo dos últimos anos qualificou-se nas áreas de gestão cultural e políticas culturais tornando-se o responsável pela formatação dos projetos da Cia. Tema e participação em inúmeros editais de incentivo à cultura, patrocínios culturais e gestão dos projetos Circuito Teatral e Caravana Teatral, iniciativas estas que levam o teatro a escolas públicas como instrumento de educação. João Alexandre desenvolve pesquisas de cunho científico nas áreas de Sustentabilidade Cultural, Percepção Ambiental e Participação como aluno em fase de conclusão do Mestrado em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida da UNIFAE em São João da Boa Vista-SP.


 5ª edição do projeto "Desafio Esportivo Laranja x Branco.

 

Aconteceu no SESC, dia 18 de novenbro de 2010, a quinta edição do projeto 'Desafio Esportivo Laranja x Branco, coordenado pelos professores de Educação Física do Colégio Nini Mourão, envolvendo alunos da 5ª série E.F. até o 3º ano E.M.

Veja a matéria completa que foi publicada na edição de sexta feira, 19/11/2010 do Jornal Mantiqueira clicando na foto ao lado.

 

 

 

 


CNM tem reconhecimento da Câmara Municipal.

A Câmara Municipal apresentou uma Moção de Aplausos ao Colégio Nini Mourão-Fungotac pela arrecadação de uma tonelada de alimentos feita pelos alunos do 6° ano do Ensino Fundamental II ao 3° ano Ensino Médio. A arrecadação era um dos requisitos da 1° Olimpíada da Língua Inglesa promovida pelo Colégio, no mês passado. Os alimentos foram doados para a Associação do Bem Viver de Apoio à Comunidade, para a Associação de Promoção Humana e à Conferência São Tarcísio do Conselho Nossa Senhora Aparecida. As Instituições Beneficentes foram escolhidas pelos próprios alunos.
A Moção de Aplausos, registro que analisou a questão e que veio a ser aprovado com unanimidade pelos presentes na Câmara, teve a iniciativa do vereador Antonio Carlos Pereira. “Todos nós ficamos sensibilizados com a proposta de arrecadação que resultou em algo ainda mais interessante, na ajuda ao próximo e isso não podia passar despercebido, então, a Câmara fez esse reconhecimento público para que sirva de exemplo para todos. Estamos aqui para legislar, mas também sabemos valorizar”, ressaltou o parlamentar, Antonio Carlos.

Fonte: Divulgação - Poços Net


CNM recebe alunos do 11° Festival nas Montanhas.

O 11° Festival Música nas Montanhas fez com que as dependências do Colégio Nini Mourão - Fungotac estivessem repletas de alunos, mesmo antes do início do ano letivo. Eles são alunos integrantes do 11° Festival, participantes de aulas de regência orquestral, de canto e didática de coro infantil, oficinas de instrumentos orquestrais, como violão, piano, violoncelo e flauta.
Diariamente, os estudantes aprimoram seus conhecimentos observando cada gesto e palavra dita por professores de renome nacional e internacional. Os cursos oferecidos a estes alunos, tiveram início no dia 11, com término na próxima sexta-feira (22).
“É uma forma de contribuirmos com a divulgação da cultura em nossa cidade. O Colégio fica em um lugar privilegiado, com salas amplas e arejadas, facilitando o acesso e a realização dos cursos em local específico”, enfatizou o presidente da Fungotac, Dino Soares de Arruda Filho.
Maria Inês Lobão, uma das professoras da Escola de Música Vivacce e colaboradora do Festival, ressaltou que, “é um privilégio podermos contar com professores de tão alto gabarito e tamanha sensibilidade. O local também foi providencial, atendendo completamente nossas expectativas.
Nesta quinta-feira (21), os alunos de didática de coro infantil que participam do curso no Colégio Nini Mourão, estarão se apresentando na Igreja Matriz, a partir das 20h.
O festival segue até 23 de janeiro, com apresentações diárias a partir das 20h30, no teatro Municipal da Urca, com entrada gratuita. A programação diversificada oferece ainda, cerca de 40 concertos ao longo de dessas duas semanas. Mais informações no site www.musicanasmontanhas.com.br

 

Fonte: Divulgação - Poços Net


Alunos do CNM visitam a Câmara Municipal.
 

No dia 7 de Outubro de 2009, os alunos Ana Paula Ferreira, Juliana D'angelo, Fernando Benitez, Paulo Vieira e Helen Muniz, do 2º ano do ensino médio do Colégio Nini Mourão/Fungotac – Rede Pitágoras, estiveram na Câmara. Eles foram recebidos pelo vereador Álvaro Cagnani (PSDB).

Segundo o parlamentar, o objetivo da visita foi conhecer o trabalho do Poder Legislativo. Para ele, essas conversas são importantes, pois proporcionarão aos estudantes uma melhor compreensão política e social do município. “Os alunos estão fazendo um trabalho sob orientação da professora Thaís Niuber Chagas e vieram até aqui me entrevistar para conhecer melhor o trabalho dos vereadores. Falamos sobre diversos assuntos, que tenho certeza que serão de grande valia para a vida de cada um”, ressaltou.


© 2010       |   Todos os direitos reservados    |    Melhor quando visualizado com resolução de 800 x 600